Apresentação

Apresentação

 

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes (petianos), sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação.

O PET vincula-se ao Ministério da Educação, por meio da
Secretaria de Educação Superior (MEC-SeSU) e é regido pela Portaria 976/2010, que define esta modalidade de formação acadêmica como educação tutorial desenvolvida em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
 
No ano de 2010, o PET sofreu uma modificação significativa na sua estrutura, a partir das Portarias 975 e 976 do MEC (julho de 2010). Estas portarias definem um novo formato legal para o programa e modificam sensivelmente o funcionamento e o próprio processo de formação patrocinado (ou mediado) pelo PET. A desvinculação dos grupos com a graduação, a criação dos grupos já com 12 bolsistas (fim do processo de implementação gradual), a expansão via Edital, a redução da representatividade dos grupos nas suas instâncias decisórias e a rotatividade imposta de tutores estão no centro das discussões desencadeadas pelas portarias.

Os grupos PET são representados nacionalmente pela
Comissão Executiva Nacional dos Grupos PET (CENAPET), cujos fins essenciais são congregar, coordenar e representar com autonomia os interesses dos grupos PET em âmbito nacional, perante as instituições competentes da sociedade e do Governo Federal (Art. 5º do Regimento da CENAPET). Dentre as atribuições da CENAPET está a de promover e incentivar a integração e articulação dos integrantes do PET por meio de eventos, dentre eles o Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET).

O ENAPET é organizado com o intuito de discutir temas relevantes à manutenção e desenvolvimento do programa, além de apresentar a produção acadêmica dos grupos no âmbito da tríade ensino/pesquisa/extensão e da educação tutorial, afirmando os esforços contínuos do MEC para a melhora do ensino no país, considerando o PET um adicional de qualidade  nos cursos aos quais está vinculado. 

No ano de 2011 acontece o XVI ENAPET (Encontro Nacional de Grupos do Programa de Educação Tutorial) em Goiânia, capital do estado de Goiás, no Campus Natal Colemar e Silva (Campus I) da
Universidade Federal de Goiás
(UFG), nos dias 12 a 16 de julho. O tema central escolhido foi 'Diversidade Cultural e Integração do Conhecimento'. A organização do evento está sob a responsabilidade dos grupos PET da UFG (Nutrição, Engenharia de Alimentos, Enfermagem e Enfermagem Jataí, Matemática, Geografia, Biologia, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica, Licenciatura Intercultural Indígena e PET CCG - Campus da Cidade de Goiás), do PET Fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás e do PET Biologia, do Instituto Federal Goiano, Campus de Urutaí (GO).

O ENAPET é um encontro que congrega todos os grupos PET do Brasil, que em 2011 congrega 9.854 alunos e 758 tutores, distribuídos por todo território nacional. Dessa forma, esse evento traz para a UFG e ao estado de Goiás uma visibilidade nacional no âmbito da educação tutorial, razão pela qual cabe à UFG e demais órgãos estaduais e federais, o apoio e custeio visando à concretização do XVI ENAPET.


No cenário atual da educação universitária do Brasil com a expansão das universidades federais decorrente do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e com o fortalecimento do ensino à distância, é importante ressaltar que discutir o programa PET, assim como os grupos PET, junto à comunidade acadêmica é fundamental para fortalecer o programa da MEC-SeSU.

O ENAPET é um espaço para debater e destacar a presença dos grupos tutoriais nos cursos de graduação e sua importância para o crescimento acadêmico, na sua tríade ensino, pesquisa e extensão, afirmando os esforços contínuos do MEC para a melhora do ensino no país, considerando o PET um elemento multiplicador dentro da instituição na qual está vinculado. Nesse contexto, também não podem ser negligenciadas as discussões sobre o andamento e as ações dos grupos PET de todo país. Dessa forma, o ENAPET é um evento nacional de cunho fundamental para a melhoria do ensino, pesquisa e extensão das universidades brasileiras.