O Estado
O Estado
Goiás é uma das 27 unidades federativas da República Federativa do Brasil. Situa-se a leste da Região Centro-Oeste, no Planalto Central brasileiro. O seu território é de 340.086 km², sendo delimitado pelos estados de Tocantins (norte), Bahia (nordeste), Mato Grosso (oeste), Mato Grosso do Sul (sudoeste), Minas Gerais (leste e sul) e pelo Distrito Federal. Tem por capital a cidade de Goiânia.
Com quase seis milhões de habitantes é o estado mais populoso do Centro-Oeste e o nono mais rico do país.
O topônimo Goiás (anteriormente, Goyaz) tem origem na denominação de uma comunidade indígena. O termo original parece ter sido Guaiá, forma composta de Gua e iá, a qual significa "indivíduo igual", "pessoas de mesma origem". O nome Goiás, quando utilizado no meio de uma frase, dispensa o emprego de artigo, similarmente ao que acontece na designação dos estados de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais.
Principais pontos turísticos: Caldas Novas (Goiás); Rio Quente (Goiás); Cidade de Goiás (Goiás); e Pirenópolis (Goiás).
Caldas Novas
Caldas Novas é um município do estado de Goiás. Sua população é estimada em 2010 pelo IBGE era de 70.463 habitantes.
O município é conhecido por ser a maior estância hidrotermal do mundo, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 20° a 60°.
A principal fonte de renda do município é o turismo. Na alta temporada, a cidade chega a comportar mais de 500 mil turistas. A estrutura da cidade conta com hotéis, pousadas, chalés, clubes, boates e bares.
Uma outra grande atração de Caldas Novas é o ecoturismo, vez que a cidade encontra-se às margens do lago da represa de Corumbá e ao lado da Serra de Caldas.
Foto: Vista da cidade de Caldas Novas (Goiás) a partir do Parque da Serra das Caldas e entrada da cidade.
Foto: Cidade de Rio Quente (Goiás) com vista do "Hot Park" (Rio Quente Resorts) e rio de águas quentes para prática de mergulho.
Principais acessos
De avião
O aeroporto mais próximo é o de Goiânia, a 172 quilômetros de Caldas Novas. O aeroporto de Caldas Novas recebe apenas voos charter.
De carro
Vindo de Goiânia, acesso pela GO-217 (até Piracanjuba) e GO-413.
Vindo de Belo Horizonte, acesso pela BR-262 (até Araxá), BR-452 (até Uberlândia) e GO-139.
Vindo do Rio de Janeiro, acesso pela BR-040 (até Belo Horizonte), BR-262 (até Araxá), BR-452 (até Uberlândia) e GO-139.
Vindo de São Paulo, acesso pela SP-330 (até Uberaba), BR-050 (até Uberlândia) e GO-139.
De ônibus
As empresas Nacional Expresso, Expresso União e Viação Paraúna têm saídas das principais capitais do país.
Circulando
Linhas regulares de ônibus levam aos principais bairros de Caldas Novas e também ao município de Rio Quente, onde ficam os concorridos parques temáticos. Também é possível contratar serviços de táxis e vans para passeios.
Cidade de Goiás
Município Histórico, mais conhecido como Goiás Velho (cuidado com este termo pois algumas pessoas mais tradicionais não suportam ouvir você falar "Goiás Velho"), foi capital do Estado, conserva mais de 90% de sua arquitetura barroco-colonial original, graça ao tombamento, desde os anos 50, desse patrimônio arquitetônico do Século XVIII. A Cidade de Goiás é um magnifico mostruário do Brasil oitocentista.
E além disso situa-se dentro de um cenário topográfico, singularmente bonito, dentro de um vale envolvido pelos morros verdes e ao sopé da lendária Serra Dourada. Goiás chamou-se originalmente Vila Boa. Os turistas encontram riquíssima arte sacra nas seculares igrejas e nos museus.
O município tornou-se um centro turístico e permite praticamente uma viagem no tempo do Brasil colonial. Em 2001 o Centro Histórico de Goiás foi declarado Patrimônio Mundial. Na cidade todos os anos ocorre o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental que tem a participação de países da África, Europa, América e Ásia.
Foto: Centro histórico e vista da Cidade de Goiás (Goiás).
Foto: Coreto na Praça da Matriz e centro histórico da Cidade de Goiás (Goiás).
Principais acessos
De avião
O aeroporto comercial mais próximo é o de Goiânia, a 150 quilômetros. O de Brasília fica a 320 quilômetros.
De carro
Vindo de Goiânia, acesso pela GO-070.
Vindo de Brasília, acesso pela BR-060 (direção Anápolis), GO-222 (até Inhumas) e GO-070.
De ônibus
A viação Moreira tem ônibus partindo de Goiânia e de Brasília em direção a Goiás.
Pirenópolis
Tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 1989, o município conta com um Centro Histórico belamente ornado com casarões e igrejas do século XVIII, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (1728-1732), as Igreja de Nossa Senhora do Carmo (1750-1754) e da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (1750-1754), além de prédios de relevante beleza arquitetônica como o Teatro de Pirenópolis, de estilo híbrido entre o colonial e neo-clássico, de 1899, e o Cine Teatro Pireneus, em estilo art-déco, de 1919 e a Casa de Câmara e Cadeia construído em 1919 como réplica idêntica do original de 1733.
Foto: Centro histórico da cidade de Pirenópolis (Goiás) e anoitecer.
Foto: Cachoeira das Araras e bar noturno no centro histórico da cidade de Pirenópolis (Goiás).
Principais acessos
De avião
O aeroporto comercial mais próximo é o de Goiânia, a 125 quilômetros de Pirenópolis. Há vôos diários partindo das principais cidades do país. O aeroporto de Pirenópolis recebe apenas voos sazonalmente.
De carro
Vindo do Rio, acesso pela BR-040 (até Brasília), BR-060 (direção Goiânia, até Abadiânia) e GO-338.
Vindo de São Paulo, acesso pela SP-330 (até divisa com Minas Gerais), BR-050 (até Catalão, Goiás), GO-330 (até Anápolis), BR-414 (até Planalmira) e GO-338.
Vindo de Brasília, BR-060 (direção Goiânia, até Abadiânia) e GO-338.
De ônibus
As empresas Goianésia, Santo Antônio e Expresso São José têm ônibus partindo de Brasília, Goiânia e Anápolis, respectivamente
Circulando
A melhor maneira de apreciar o Centro Histórico de Piri é caminhando. Para curtir as cachoeiras, vá de carro até o ponto mais próximo do início das trilhas.
Fotos (Caldas Novas e Pirenópolis): Prof. Dr. Getúlio A. de Deus Júnior (Turtor do Grupo "PET - EEEC (Conexões de Saberes)".
Fotos (Cidade de Goiás): Felipe (amigo da Profa. Dra. Maria Meire (Tutora do Grupo PET-CCG/UFG)).