Guia de Sobrevivência

Caldas Novas

Caldas Novas é um município do estado de Goiás. Sua população é estimada em 2010 pelo IBGE era de 70.463 habitantes.

O município é conhecido por ser a maior estância hidrotermal do mundo, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 20° a 60°.

A principal fonte de renda do município é o turismo. Na alta temporada, a cidade chega a comportar mais de 500 mil turistas. A estrutura da cidade conta com hotéis, pousadas, chalés, clubes, boates e bares.

Uma outra grande atração de Caldas Novas é o ecoturismo, vez que a cidade encontra-se às margens do lago da represa de Corumbá e ao lado da Serra de Caldas.

De avião
O aeroporto mais próximo é o de Goiânia, a 172 quilômetros de Caldas Novas. O aeroporto de Caldas Novas recebe apenas voos charter.

Vindo de Goiânia,  acesso pela GO-217 (até Piracanjuba) e GO-413
Vindo de Belo Horizonte, acesso pela BR-262 (até Araxá), BR-452 (até Uberlândia) e GO-139
Vindo do Rio de Janeiro, acesso pela BR-040 (até Belo Horizonte), BR-262 (até Araxá), BR-452 (até Uberlândia) e  GO-139
Vindo de São Paulo, acesso pela SP-330 (até Uberaba), BR-050 (até Uberlândia) e GO-139

De ônibus
As empresas Nacional Expresso (http://www.nacionalexpresso.com.br), Expresso União (http://www.expressouniao.com.br) e Viação Paraúna (http://www.viacaoparauna.com.br) têm saídas das principais capitais do país

Circulando
Linhas regulares de ônibus levam aos principais bairros de Caldas Novas e também ao município de Rio Quente, onde ficam os concorridos parques temáticos. Também é possível contratar serviços de táxis e vans para passeios

Cidade de Goiás

Município Histórico, mais conhecido como Goiás Velho, foi capital do Estado, conserva mais de 90% de sua arquitetura barroco-colonial original, graça ao tombamento, desde os anos 50, desse patrimônio arquitetônico do Século XVIII. A Cidade de Goiás é um magnifico mostruário do Brasil oitocentista.

E além disso situa-se dentro de um cenário topográfico, singularmente bonito, dentro de um vale envolvido pelos morros verdes e ao sopé da lendária Serra Dourada. Goiás chamou-se originalmente Vila Boa. Os turistas encontram riquíssima arte sacra nas seculares igrejas e nos museus.

O município tornou-se um centro turístico e permite praticamente uma viagem no tempo do Brasil colonial. Em 2001 o Centro Histórico de Goiás foi declarado Patrimônio Mundial. Na cidade todos os anos ocorre o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental que tem a participação de países da África, Europa, América e Ásia.

De avião
O aeroporto mais próximo é o de Goiânia, a 150 quilômetros. O de Brasília fica a 320 quilômetros

Vindo de Goiânia, acesso pela GO-070
Vindo de Brasília, acesso pela BR-060 (direção Anápolis), GO-222 (até Inhumas) e GO-070

De ônibus
A viação Moreira tem ônibus partindo de Goiânia e de Brasília em direção a Goiás

Goiânia

Goiânia é a capital do estado de Goiás. É a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste do Brasil, sendo superada apenas por Brasília, capital federal. É a sexta maior cidade do Brasil em tamanho, com 256,8 quilômetros quadrados de área urbana.

Localiza-se no Planalto Central, a 48 quilômetros de Anápolis e 209 quilômetros a sudoeste de Brasília.

A cidade possui 1.301.892 habitantes, de acordo com o censo 2010 do IBGE, sendo o décimo segundo município mais populoso do Brasil. A Região Metropolitana de Goiânia possui 2.172.497 habitantes, o que a torna a décima região metropolitana mais populosa do país. Goiânia tem a maior área verde por habitante do Brasil, perdendo apenas para Edmonton no mundo.

Assim como algumas outras cidades brasileiras, Goiânia desenvolveu-se a partir de um plano urbanístico, tendo sido construída com o propósito de desempenhar a função de centro político e administrativo do estado de Goiás. Foi fundada em 24 de outubro de 1933, absorvendo, em 1937, da cidade de Goiás, a função de capital do estado.

De avião
O Aeroporto Santa Genoveva está localizado a oito quilômetros do centro da cidade, com fácil acesso às rodovias que ligam a capital goiana aos pólos turísticos e industriais do estado de Goiás.

De carro
Vindo de Brasília, acesso pela BR-060 e BR-153.
Vindo de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, acesso pela BR-352.
Vindo de São Paulo, acesso pela BR-153.

Terminal Rodoviário Dom Fernando Gomes Santos / Araguaia Shopping
PABX: (62) 3240-0000

Circulando
Linhas e trajetos dos ônibus podem ser vistas no site da RMTC Goiânia.
Táxi - Telefones

Pirenópolis

Tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1989, o município conta com um Centro Histórico belamente ornado com casarões e igrejas do século XVIII, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (1728-1732), as Igreja de Nossa Senhora do Carmo (1750-1754)

e de Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (1750-1754), além de prédios de relevante beleza arquitetônica como o Teatro de Pirenópolis, de estilo híbrido entre o colonial e neo-clássico, de 1899, e o Cine Teatro Pireneus, em estilo art-déco, de 1919 e a Casa de Câmara e Cadeia construído em 1919 como réplica idêntica do original de 1733.

De avião
O aeroporto mais próximo é o de Goiânia, a 125 quilômetros de Pirenópolis. Há vôos diários partindo das principais cidades do país

De carro
Vindo do Rio, acesso pela BR-040 (até Brasília), BR-060 (direção Goiânia, até Abadiânia) e GO-338